Sobre a Prata


A Prata é um metal nobre e, portanto, tem seu valor comercial como Jóia. Alguns cuidados são importantes para sua conservação, pois, muitos confundem oxidação como se fosse uma jóia sem qualidade. A Prata é um metal sensível 'a umidade, calor, cremes, loções, pomadas, perfumes, etc.

OXIDAÇÃO (escurecimento da jóia) indica a certeza de que é Prata. É apenas uma camada externa e não afeta sua qualidade, sendo uma característica desse metal. Metais que sejam banhados, folheados ou que tenham tratamentos químicos não oxidam. A prata pode ser sensível para algumas pessoas que, infelizmente, não podem usá-las, ou terão que limpá-las sempre que oxidarem, com uma flanela e um polidor (SILVO).


Como melhor se conserva a prata?

Para preservar o brilho, a prata exige certos cuidados. As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas em lugar seco e envolvidas em papel-toalha. As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz.


Por que a prata escurece?

A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contém enxofre), as colas brancas (contém enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contato com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos. Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica, especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases dos escapamentos contêm grande quantidade de enxofre.


Relojoaria Klix © 2017